Por Liliam Benzi* participou do Innovation Day a convite da ABRE. O que é considerado…
Uma ‘viagem’ pelas tradições conduzida pela tecnologia
09 de Fevereiro de 2021
Por Liliam Benzi* que visitou a exposição a convite da Japan House São Paulo
As embalagens japonesas combinam o respeito às tradições com tecnologia de ponta. Falamos de uma ancestralidade tecnológica. Falamos também de um elemento com importância fundamental em particular na cultura nipônica onde a importância da embalagem é evidenciada pelo termo Tsutsumu que significa “embrulhar”, “empacotar” e cujo ideograma simboliza a imagem de uma criança dentro do ventre da mãe, remetendo à ideia de proteger aquilo que é precioso.
Alinhada a este conceito, a Japan House São Paulo apresenta a mostra ‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’, em cartaz até 14 de março. Elaborada em parceria com a Japanese Package Design Association (JPDA), empresa responsável pelo Japan Package Design Awards – prêmio que celebra, desde 1985, designers que criam embalagens com foco nas premissas de criatividade, estética, usabilidade, valor e potencial mercadológico – a mostra apresenta embalagens que revelam muito do comportamento do consumidor e das tradições e costumes do cotidiano japonês.
Não são apenas embalagens atrativas, mas exemplos primorosos da importância do ato de presentear como parte de um complexo código de etiqueta no Japão. Tudo isso sem esquecer que o consumidor japonês também busca os atributos da atualidade: praticidade, conveniência, consumo on the go e sustentabilidade.
Nestas fotos alguns exemplos da arte das embalagens japonesas apoiada na tecnologia. Alguns pontos merecem maior evidência como o milenar shoyu que fica transparente e abandona a embalagem igualmente escura. O arroz que vira presente e embalagens sustentáveis com foco em ‘projetos mais gentis com as pessoas e com o planeta’. E uma das minhas favoritas (e flexível!): embalagem ‘air pack’ para o cultivo de verduras frescas em ambiente asséptico que permite o consumo do alimento sem a necessidade da higienização.
Definitivamente esta exposição é uma viagem imperdível pelo universo das embalagens que reforça minha crença: no Japão a embalagem vai além da própria embalagem; é um presente que reverencia o produto (especialmente os alimentos) e mostra respeito pelo consumidor final.
Como sentenciou Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo e curadora da mostra, “são objetos que dizem muito sobre a cultura japonesa, que chamam a atenção por sua estética e pela importância dada a cada detalhe, mas que também permitem um panorama geral do hábito de consumo no país. A ideia também é inspirar designers e empresas nacionais que buscam esta combinação entre produto, design e sustentabilidade, de forma a entregar uma experiência completa ao consumidor. O refinamento da embalagem valoriza ainda mais o produto e merece o mesmo cuidado no seu desenvolvimento.”.
A exposição justifica porque o Japão é admirado mundialmente por sua cultura de ‘embrulhar’, que coloca recipiente e conteúdo no mesmo patamar de importância, sendo a embalagem de qualidade um sinal de respeito à pessoa que receberá o produto. A embalagem carrega aspectos importantes do conceito de Omotenashi (hospitalidade); de tratar bem o outro a partir de um design pensado para antecipar as necessidades do consumidor, respeitando o usuário e a natureza.
Parte essencial do objeto, um design bem pensado valoriza o melhor de cada produto e pode partir de técnicas mais tradicionais e milenares como o Furoshiki – técnica milenar japonesa que utiliza tecidos quadrados para envolver, embalar e proteger os mais variados tipos de objetos por meio de amarrações -, até as mais complexas e tecnológicas, como um frasco de loção produzido com nível mais alto da indústria na taxa de uso de vidro super reciclado – 90% ou mais.
Enfim, fica claro que no Japão, cada detalhe importa e deve ser considerado com a máxima atenção, revelando que a busca nipônica pela perfeição e pelo senso de beleza pode ser percebida no cotidiano a partir das embalagens.
Para agendar uma visita gratuita à Exposição ‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’ acesse: https://agendamento.japanhousesp.com.br/
*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano 2018 pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).
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