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Um Futuro Embalado Por Pessoas E Tecnologias

Um futuro embalado por pessoas e tecnologias

Por Liliam Benzi*

 

Em uma época de mudanças aceleradas, impulsionadas principalmente pela tecnologia, o que se espera do setor de embalagens? Simples: acompanhar ou acompanhar.

O ritmo frenético das transformações, ainda mais acelerado pelo mundo digital, pode ser uma oportunidade ou uma ameaça; tudo depende do posicionamento e da saúde e planejamento das empresas. O fato é que ficar parado não é uma opção. Ao contrário, quanto mais rápida for a reação das indústrias aos movimentos do mercado, mais chances terão de se manterem ativas, competitivas e alinhadas às demandas atuais e futuras.

Para isso, é preciso acelerar a adoção de novas tecnologias, abraçar a inovação e se dispor a entender os anseios voláteis de um consumidor extremamente antenado, mesmo atuando no B2B.  Também é preciso fazer a lição de casa sobre a adoção de novas tecnologias. Uma pesquisa da McKinsey sobre Indústria 4.0 mostra que apenas 26% das empresas globais de manufatura escalaram iniciativas relacionadas a esse conceito no último ano. Esse dado indica que a indústria ainda prioriza o curto prazo e hesita diante dos custos iniciais de inovação tecnológica.

Mas chegamos a um ponto de inflexão. Precisamos agir como startups: abraçar as mudanças, ser ágil e flexível. E por quê? A pesquisa elencou cinco bons motivos que provam que a adaptação é essencial e que indicam como as empresas podem se posicionar para liderar no futuro.

  1. Atender às rápidas mudanças nos gostos e nas prioridades dos consumidores

A tecnologia transferiu o poder para os consumidores. Antes, as marcas controlavam a narrativa. Hoje, os consumidores exigem personalização, experiências únicas e sustentáveis. Querem algo que se destaque nas prateleiras e se conecte diretamente com eles.

Para os convertedores de embalagem isso significa produzir tiragens menores, com prazos reduzidos. Essa agilidade só é possível com soluções baseadas em digitalização, conectividade e automação.

  1. Enfrentar os desafios globais de sustentabilidade

Sustentabilidade deixou de ser um diferencial para se tornar uma prioridade urgente. Governos, empresas e consumidores exigem ações reais, e o setor de embalagens desempenha um papel central nesse cenário.

  1. Adaptar-se à nova realidade da força de trabalho

A escassez global de mão de obra qualificada é um desafio crescente. Profissionais mais especializados e treinados em processos mais tradicionais estão se aposentando, e há poucos profissionais treinados para substituí-los. Essa lacuna pode ser ocupada justamente por novas tecnologias, especialmente as baseadas em Indústria 4.0. Não estamos falando em substituir pessoas por robôs, mas em transformar as funções, criando novas oportunidades para profissionais especializados em tecnologias digitais e em inteligência artificial, além de posições mais estratégicas sobre o negócio.

  1. Proteger os negócios em tempos de incerteza global

A instabilidade global tem afetado a grande maioria dos setores, especialmente pelos altos custos das matérias-primas, interrupções nas cadeias de suprimentos e flutuações na demanda. Por isso, soluções tecnológicas confiáveis, parcerias estratégicas e um pensamento voltado para a cultura da inovação são essenciais.

  1. Manter uma vantagem competitiva

O mundo atual pede competitividade e as principais ferramentas para lidar com essa pressão são digitalização, conectividade, automação e sustentabilidade. Também é preciso estar conectado à cadeia de valor para que as entregas sejam assertivas e alinhadas às demandas do mercado em questão.

As mudanças são necessárias, a transformação digital não é futuro, mas presente, e um dos grandes capitais de qualquer indústria são as pessoas. Abraçar o novo não significa abandonar as abordagens tradicionais, mas enxergar como, juntos, passado e presente podem moldar o futuro.

Lembrando que o futuro é hoje e que a indústria de embalagens está pronta para se adaptar às novas tecnologias e demandas. Enfim, para manter-se competitivas, saudáveis e prosperarem, as empresas precisam protagonizar as transformações, abraçando as tecnologias e respeitando as pessoas.

*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF.

Foi eleita Profissional do Ano pela Revista Embanews. Também é Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem) e está à frente da LDB Comunicação Empresarial desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).

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