Por Liliam Benzi* participou do Innovation Day a convite da ABRE. O que é considerado…
Sustentabilidade e e-commerce continuarão balizando as escolhas dos consumidores em 2022
Por Liliam Benzi*
O perfil do consumidor não molda apenas as estratégias e o funcionamento dos brand owners; já faz tempo que a indústria de embalagem é igualmente balizada pelas escolhas no PDV. Pesquisa global recém divulgada pela Kerry (www.kerry.com), empresa especializada em soluções em Taste & Nutrition, indica que a sustentabilidade continua sendo mandatória na escolha de alimentos e bebidas por 49% dos entrevistados. Ou seja, uma tendência que já vinha crescendo nos últimos anos, definitivamente está consolidada como realidade.O estudo identificou ainda que o conceito de sustentabilidade evolui e saiu da seara puramente ambiental, abraçando fatores como saúde e nutrição. Assim, embalagens sustentáveis, preservação do meio ambiente, redução da poluição e o plantio de árvores são exigências dos consumidores juntamente com alimentos orgânicos e naturais.
Em paralelo às expectativas de sustentabilidade, a pandemia evidenciou um consumidor mais habituado às compras online. De acordo com o estudo “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – www.sbvc.com.br), em parceria com o Instituto Qualibest (www.institutoqualibest.com), 88% dos entrevistados costumam pesquisar antes de comprar algo no supermercado.
Desses, 73% já utilizam a internet como meio principal, sendo que 41% das pesquisas são feitas em sites de busca; 17% em marketplaces; 15% em redes sociais; e apenas 20% diretamente nas lojas físicas.E quando a compra de supermercado é online, o principal meio utilizado é o aplicativo da loja/marca (49%). Na sequência, são utilizados aplicativos de entrega (48%) e marketplaces (42%).
É interessante notar que enquanto as três principais categorias de produtos adquiridas nas lojas físicas são frutas/legumes/verduras (77%), proteína animal (76%) e alimentos básicos (76%), na loja online se destacam os alimentos básicos (58%), produtos de limpeza (58%) e itens de mercearia (52%). Nestas três categorias residem, portanto, grandes oportunidades para a indústria desenvolver embalagens que atendam às peculiaridades e necessidades do e-commerce.
Não restam dúvidas que este novo olhar do consumidor exige mais do mercado. Também é fato que a indústria lida com um consumidor mais consciente e bem mais exigente e que, portanto, cabe às indústrias se adaptar às atuais e antever as futuras necessidades mantendo-se competitiva.
*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br)
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