Por Liliam Benzi* participou do Innovation Day a convite da ABRE. O que é considerado…
Já pensou como a tecnologia poderá impactar os negócios em 2023? E como ela poderá se conectar às macrotendências de consumo?
Liliam Benzi*
Alguns recursos tecnológicos devem avançar este ano e, além de sua adoção, outro grande desafio será sua aplicação para atender aos novos comportamentos do consumidor. A seguir 10 ferramentas tecnológicas e 05 tendências de consumo que, combinadas, poderão alavancar o sucesso das empresas e dos negócios.
Muito se fala sobre indústria 4.0 e digitalização de negócios, mas ainda paira no ar uma certa desconfiança: “Será que a tecnologia realmente influenciará nos rumos da minha empresa?”. A resposta é mais do que óbvia: SIM! Com a entrada da tecnologia 5G em 2022 será inevitável que 2023 seja pautado por um grande avanço de inovação em todos os setores e nas empresas, independente do seu porte. Metaverso e IOT (Internet das Coisas) serão termos obrigatórios no repertório dos empresários que quiserem se manter ativos e competitivos.
Recentemente recebi um material do diretor de negócios da InfoWorker Tecnologia e Treinamento (www.infoworker.com.br), Josney Rodrigues Lara, que enfatiza a importância de as empresas planejarem seus avanços tecnológicos com base nas novidades e demandas do mercado. Ele aproveitou para listar as 10 tendências reportadas por grandes empresas do setor de tecnologia e que serão ferramentas essenciais para todas as empresas em 2023. E são elas:
- Metaverso – Experiência em realidade aumentada, gêmeos digitais e todas as facilidades que a plataforma da Meta oferece para a experiência do consumidor. Essas ferramentas já estão sendo utilizadas por empresas de todo o mundo para aumentar as vendas.
- RPA (Robot Process Automation) – O uso de robôs, ou seja, softwares comandados por códigos de computador, para reduzir os processos, aumentar a eficiência e contribuir com os fluxos em todos os setores das empresas. É a automação transformando informações e processos em padrões; algoritmos capazes de executar ações programadas e de aprender novas funções. Uma ferramenta que entende os comandos que seriam executados por uma pessoa. O que não significa substituir o trabalho humano, mas evitar desperdício de funções que podem ser realizadas de forma automatizada.
- 5G – Espera-se para 2023 maior velocidade e interconectividade. Com isto, as empresas terão que investir em inovações próprias ou terceirizadas para oferecer o melhor para os seus clientes.
- Token – As transações financeiras deverão ser cada vez mais seguras, por serem protegidas por chaves criptografadas. Essa tecnologia ajudará na redução de custos e na segurança das relações B2B e B2C.
- ESG na tecnologia – A agenda ambiental, social e de governança tem na tecnologia um poderoso aliado. Com tecnologia é possível reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono; melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores; e ter um maior controle da gestão.
- Ferramentas de cibersegurança – Assinaturas digitais, biometria e verificação de privacidade são alguns dos mecanismos cada vez mais solicitados. Com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas deverão se adaptar a essa nova forma de tratar dados pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores.
- Inteligência de dados – Essa exigência já existe hoje e precisará ser cada vez mais aperfeiçoada. Coletar informações sobre o negócio, o setor e os consumidores, e entender o que desejam, ajuda na estratégia de vendas.
- Plataforma em nuvem – O sistema em nuvem garante segurança no depósito dos dados, além de não ter limitação de espaço. Pessoas autorizadas podem compartilhar informações, desde que tenham acesso à internet.
- Engenharia de plataforma – É um trabalho feito por um profissional que programa códigos que fazem o elo entre softwares e hardwares. Eles envolvem e mantêm todos os sistemas, garantindo a segurança, por exemplo, de aplicativos que são fundamentais no mundo dos negócios.
- Social Business – A fidelização da relação com os consumidores é cada vez mais valorizada e o Social Business atua com comunidades de colaboradores, fornecedores e parceiros, entregando soluções personalizadas.
E como conciliar estas tendências tecnológicas com as tendências de comportamento do consumidor previstas pela Mintel (www.mintel.com.br) para 2023? Segundo a empresa de pesquisa, espera-se que nos próximos cinco anos o comportamento do consumidor mude e evolua de acordo com cinco tendências globais:
- Mentalidade – Os consumidores estarão ansiosos para focar em si mesmos novamente e as marcas podem ajudá-los a redescobrirem sua individualidade.
- Poder para as pessoas – As marcas precisam cada vez mais dar voz para os consumidores que estão investindo, cocriando e votando em mudanças estratégicas ao lado das marcas.
- Hiperfadiga – Os consumidores cortarão o excesso de informações e distrações para se conectarem com o que realmente importa para eles.
- Localismo internacional – Comprar localmente será uma forma dos consumidores se protegerem financeiramente, ambientalmente e psicologicamente, e sentirem que estão retribuindo.
- Gastos intencionais – Fatores como flexibilidade, durabilidade e sustentabilidade desempenharão papeis cada vez mais importantes na equação de valor dos consumidores.
A combinação destes comportamentos de consumo com as tecnologias descritas no início do texto, certamente trarão desafios, mas também excelentes resultados para quem estiver antenado e, principalmente, aberto ao novo. Não se trata mais de chegar a uma determinada posição no mercado, mas sim de estar inserido no processo de evolução e aprendizado contínuos e sustentáveis.
*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).
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