Por Liliam Benzi* participou do Innovation Day a convite da ABRE. O que é considerado…
Estudantes dos EUA mostram inovação em concurso de embalagens flexíveis
Por Liliam Benzi*
A FPA (Flexible Packaging Association – www.perfectpackaging.org) recém anunciou os vencedores do concurso ‘Student Flexible Packaging Design Challenge’. O desafio faz parte da competição anual ‘FPA’s Achievement Awards Competition’ e visa encorajar e reconhecer estudantes que estejam trabalhando para tornar-se a próxima geração de designers de embalagem.
Este ano participaram do desafio 31 projetos de embalagem de diversas partes dos EUA. 13 destes projetos foram selecionados para uma segunda fase, a de desenvolvimento da embalagem propriamente dita.
O primeiro e segundo lugares foram conquistados por alunos da Universidade de Wisconsin, sob a coordenação do professor Gary Borges. Também receberam Menção Honrosa três outros projetos.
Conheça os vencedores e inspire-se!
10 lugar – Shampoo para Bebê
O conceito inovador é garantido pelo design aplicado à forma e à função da embalagem que reduz a pegada ambiental do shampoo. Além disso, o envase é otimizado e a embalagem garante características únicas para o consumidor. Os jurados entenderam que o conceito é factível e elencaram como principais benefícios:
- o material flexível é mais sustentável que as atuais embalagens rígidas, reduzindo as emissões de gás de efeito estufa durante a produção e o transporte;
- é reciclável;
- garante maior conveniência para o consumidor e reduz o espaço ocupado na área de banho.
20 lugar – Curativos adesivos Band-Assist
Este design de embalagem flexível melhora a apresentação dos curativos adesivos em comparação aos tradicionais cartuchos de cartão. O uso do pouch foi visto pelos juízes com altamente funcional e prático, especialmente em situações de viagens e consumo em movimento. Foram destacados os seguintes aspectos:
- facilidade de transporte, especialmente em viagens;
- requer pouco espaço para armazenagem, incluindo bolsos, e permite manter todos os curativos na mesma embalagem.
Menções Honrosas
Shampoo & condicionador flexível para viagem
Uma embalagem projetada especialmente para viagens e que traz o shampoo e o condicionador juntos, além de ser muito fácil de usar graças ao bico dosador e à tampa para refechamento. Assim, os principais benefícios são:
- pode ser facilmente separado, se necessário;
- o uso do produto é extremamente fácil e conveniente.
Pouch para pipoca de fácil abertura e reselável
Os jurados entenderam que esta embalagem melhora a experiência de consumo da pipoca em comparação às soluções atuais. O novo pouch também melhora a produtividade em comparação aos ‘pre made pouches’ atuais, tendo como principais benefícios:
- o tab de abertura e reselagem garante fácil acesso e refechamento da embalagem;
- o formato retangular e que fica em pé garante um transporte mais eficiente da embalagem e acesso mais fácil ao conteúdo pelo consumidor.
Running Water — Água para corredores
O conceito ‘Running Water’ é uma inovação na forma de se hidratar durante uma corrida ou caminhada. Este pouch inovador tem uma tampa ‘sports spout’ de um lado e do outro um furo para que a embalagem possa ser facilmente manuseada e presa ao atleta. A Menção Honrosa deve-se ao inovador mecanismo de interligação (interlocking) e os jurados enxergaram outras possibilidades de uso, como em festivais. Assim, destacaram como benefícios:
- leveza e facilidade de carregar;
- múltiplos usos: no corpo ou no pulso conectando as duas pontas (passando o lado do bocal pelo furo da outra ponta, formando um anel).
*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano 2018 pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).
This Post Has 0 Comments