skip to Main Content
Campanha Promove Um ‘Futuro Melhor’ Para As Embalagens Plásticas

Campanha promove um ‘Futuro Melhor’ para as embalagens plásticas

Liliam Benzi* 

Se o setor precisa de inspiração para começar bem 2023, aqui vai um bom exemplo. A Innovia Films (www.innoviafilms.com) está lançando ums campanha de comunicação intitulada ‘Better Future – Futuro Melhor’ que enfatiza a importância da ciência dos materiais para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis para os consumidores. A empresa usa como pano de fundo e chancela para a validação do mote seus 90 anos de história.

A campanha em si poderia ser vista como “só mais uma campanha”, mas todos os argumentos que a construíram e a sensibilidade em detectar os anseios e desejos do consumidor e traduzí-los em materiais e embalagens é o grande segredo. Com esta campanha, a Innovia sai de uma comunicação tradicional e característica dos players B2B e conversa com quem manda no jogo, o consumidor final.

Respaldada por todo o seu expertise tecnológico, a empresa reforça seu papel de criadora de materiais recicláveis melhores e mais sustentáveis que garantam o futuro a partir de embalagens, rótulos e filmes gráficos. A proposta é validada pelo slogan de “empresa inovadora global e líder na produção de filmes de BOPP (polipropileno biorientado)”.

Uma campanha institucional que ilustra bem o que nossa indústria precisa fazer: educar o consumidor sobre as vantagens e importância do plástico e das embalagens, colocando-se como protagonista das mudanças. Esta não é a missão de uma empresa individualmente, mas de toda a cadeia de valor.

Esta campanha também sela o fim de uma postura defensiva e abre as portas para um posicionamento claro, transparente e verdadeiro sobre os benefícios das embalagens plásticas. Não estamos na defesa, mas além, visando a criação de uma nova cultura, mais positiva e realista.

Na campanha também é sugerido que tudo gira ao redor da inovação, do futuro e do progresso. E ela coloca um grande holofote sobre a importância de desenvolver produtos que atendam às necessidades do futuro, tanto do ponto de vista do consumidor final como no sentido da sustentabilidade.

Com isto, a campanha reforça outro importante claim: “Pack for progress – Embalagem para o progresso” e assina tudo com uma frase simples, mas de produndo significado: “Nós damos ao futuro melhores rótulos/embalagens/impressões ao desenvolvermos embalagens sustentáveis e recicláveis que beneficiarão o meio ambiente, usando apenas os materiais necessários”.

Novamente a ciência é colocada no centro das ações e como o coração dos negócios. Como sentenciou o Presidente da empresa, Guenther Birkner, “Este é o coração do que fazemos e queremos que este coração se reflita na nossa comunicação interna e externa”. Outro ponto positivo para a Innova: entender que dentro da própria empresa existem pessoas que, antes de serem colaboradores, são consumidores. Portanto, estender esta criação de cultura sobre os benefícios das embalagens plásticas, para o público interno, faz todo o sentido.

Como exemplos de materialização de toda esta comunicação, a Innovia cita os filmes de PP (polipropileno) para pouches mono material e os filmes de poliolefina usados para sleeves shrink de baixa densidade que se ‘descolam’ das garrafas PET e flutuam no processo de reciclagem.

Ainda sobre a campanha, a empresa informa que a ideia é ter argumentos universais que todos possam ‘olhar e sentir’. Bingo novamente, uma campanha criada para despertar sentimentos antes de racionalizar informações.

 

*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top