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Nossas embalagens estão preparadas para os novos canais de vendas?

05 de Junho de 2020

Por Liliam Benzi*
Já ouviu falar em Pinduoduo, um ‘bazar virtual’ que garante uma experiência interativa e divertida para o consumidor em qualquer lugar, a qualquer hora? A compra é consequência e o produto está em segundo plano.
Antes da pandemia, uma das principais vertentes para o desenvolvimento de embalagens era a sustentabilidade. Norteados por um modelo de economia circular, transformadores, convertedores e brand onwers buscavam desenvolver embalagens cuja circularidade estivesse garantida no pós consumo. A pandemia veio e a rota precisou ser revista.Sem dúvida, hoje temos um componente tão importante quanto a sustentabilidade para o desenvolvimento das embalagens: os novos canais de venda. Sim, estamos falando mais especificamente do e-commerce, um processo irreversível e que durante a pandemia ganhou vida e escala. Quem ainda tinha algum receio das compras online, abandonou o medo e rendeu-se a este novo canal.

Se o momento foi de repensar as relações de compra, ele também deverá ser de repensar as embalagens para este canal. E certamente não será só o e-commerce; a questão é mais complexa pois após a pandemia veremos um sistema misto de compras que contemplará online e offline.

Assim, é preciso se planejar para este novo cenário. O e-commerce não tem mais volta. Amazon, Alibaba e outros gigantes que o digam. Mas além de monitorar o movimento dos grandes e atender às suas necessidades de embalagem, é preciso acompanhar movimentos ainda mais ‘futuristas’ como é o caso do chinês Pinduoduo (www.pinduoduo.com) que já tem até App.

O Pinduoduo está criando uma nova relação de compras; nova, inclusive para o e-commerce atual. Inspirado no modelo do ‘antigo’ Groupom, de modo geral o Pinduoduo oferece recompensas para quem compra. A proposta é ajudar no desenvolvimento e no crescimento de marcas emergentes que possam oferecer valor pelo dinheiro gasto além de produtos de qualidade. O foco sai do produto e vai para o valor intrínseco da compra.

A partir da análise de dados de comportamento de consumo e preferências, o Pinduoduo já possibilita que 1.000 marcas produzam e vendam seus produtos na plataforma criada para atender às necessidades dos usuários. A inovação é tanta, que eles se auto intitulam: ‘a força motriz da próxima geração de novas marcas’.

Mas a maior ousadia do Pinduoduo é sem dúvida na área agrícola. Este modelo de negócios facilita a venda direta dos pequenos agricultores para os consumidores, fornecendo as preferências dos mesmos e agregando demanda para gerar volumes maiores. Com isto é possível aumentar a eficiência da cadeia, cortando os atravessadores; o lucro é reinvestido na produção. O Pinduoduo também ajuda agricultores em pequenos vilarejos ao oferecer recursos de marketing para o desenvolvimento das vendas online.

Enfim, a reinvenção se dá em várias esferas. Do ponto de vista econômico, vemos, por exemplo, o avanço do comércio eletrônico, principalmente de categorias até então menos relevantes como farmácias e supermercados. Do ponto de vista sociocultural, vemos a valorização da compra de produtos locais e de estabelecimentos do bairro.

Qualquer que seja a esfera, o fato é que a indústria de embalagens deverá acompanhar e atender a estas novas demandas impostas pelos novos canais de vendas. Não restam dúvidas de que o novo normal nos negócios terá como foco as vendas online. E a embalagem não pode ser um ponto de fricção nesta nova relação; ela deve atender com a mesma eficiência as trajetórias online e offline.

*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano 2018 pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).

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