Desde sua criação em 1977, a ABIEF mantém firme o propósito de defender os interesses da indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis. E os mecanismos para tal evoluíram junto com a entidade ao longo desses anos.
Hoje todo o planejamento estratégico da ABIEF é permeado por conceitos de compliance e pela total transparência junto aos seus associados, ao mercado e à sociedade.
A ABIEF busca ainda a permanente adequação às novas diretrizes dos mercados nacional e internacional, renovando, diariamente, o compromisso assumido com os principais objetivos traçados em sua criação:
-
- fomentar o mercado nacional de embalagens plásticas flexíveis;
- alavancar as exportações do setor;
- criar programas de incentivo à educação ambiental e à reciclagem das embalagens;
- trabalhar pela isonomia do setor.
A entidade também entende como fundamental a integração de todos os elos da cadeia produtiva das embalagens plásticas flexíveis de modo a gerar valor para as empresas associadas, para os produtos e marcas, e para o consumidor final. Neste sentido, os temas sustentabilidade, reciclagem e educação ambiental estão entre os que recebem atenção especial da Associação. A proposta é gerar valor também para a embalagem flexível pós-consumo, mostrando todos os seus benefícios de proteção e redução de desperdícios de alimentos, e o seu potencial de reciclagem e reuso, dentro do conceito de economia circular.
A atuação do Comitê de Sacolas Plásticas da ABIEF exemplifica bem esta preocupação com ações sustentáveis. Atuando em diversas frentes, este braço da Associação busca encabeçar ações voltadas à educação ambiental e à valorização do plástico, especialmente no que tange às sacolas plásticas. O foco é a disseminação da cultura do descarte adequado das embalagens e sua posterior reciclagem e/ou reutilização.
A ABIEF visa contribuir para mudar de vez os paradigmas sobre o uso, descarte correto e reciclabilidade do plástico e a conseqüente valorização de toda a cadeia produtiva. Os principais argumentos deste Programa e da ABIEF na defesa das embalagens plásticas flexíveis, são:
-
- o plástico é inerte e atóxico;
- o plástico não é lixo mas sim matéria-prima valiosa;
- a indústria está pronta para reciclar todo e qualquer material plástico;
- a sacola plástica é o único tipo de embalagem que transporta 1.000 vezes o seu peso.