Por Liliam Benzi* participou do Innovation Day a convite da ABRE. O que é considerado…
Inovação e criatividade são fatores comuns a marcas e empresas com bom desempenho
17 de Julho de 2020
O ranking anual Brand Footprint, da Kantar, identificou que Coca-Cola, Colgate e Bimbo foram as três marcas mais escolhidas em 2019 pelos consumidores latino-americanos.
O ranking anual Brand Footprint, da Kantar, identificou que Coca-Cola, Colgate e Bimbo foram as três marcas mais escolhidas em 2019 pelos consumidores latino-americanos. O resultado foi exatamente igual ao de 2018. Outro ponto importante é que as duas primeiras marcas são compradas por 8 em cada 10 famílias da região, e que a Coca-Cola ficou na 1a colocação em 8 dos 14 países analisados.
Mas vale avaliar outras colocações. Por exemplo, a marca que mais cresceu, subindo 12 posições e chegando ao 43º lugar do ranking, foi a Oral-B, enquanto a Primor entrou no top 50 ao escalar 7 posições. Outras que se destacaram foram a Del Valle, que entrou no top 20 ao conquistar 5 posições, e a Vigor, que se fixou na 30ª colocação ao aumentar 6 posições. A boa notícia é que a grande maioria destas marcas utiliza embalagens plásticas flexíveis ?.
Ainda sobre a pesquisa de marcas, 26% delas são originárias da América Latina e somente 4 cresceram 1% ou mais em penetração. O estudo também observou três comportamentos de consumo semelhantes em quase todos os países:
• as pessoas estão comprando menos vezes, só que mais unidades por compra;
• as rotinas com cuidados pessoais mudaram ou foram pausadas devido à redução das interações sociais;
• e o comércio eletrônico disparou, competindo com grandes lojas e fazendo as entregas em domicílio substituírem o consumo fora do lar.
A Kantar também é responsável pelo estudo ‘100 Marcas Mais Valiosas do Mundo BrandZTM 2020’ que identificou a Amazon mantendo o 1º lugar e sendo responsável por 1/3 do crescimento total das Top 100 e TikTok entrando para o ranking pela 1ª vez e já ocupando o 79º lugar.
Vale ressaltar que as marcas mais valiosas do mundo viram seu valor total aumentar em 5,9%, apesar dos impactos econômicos, sociais e pessoais gerados pela COVID-19. O valor de marca total das TOP 100 alcançou US$ 5 trilhões, equivalente ao PIB anual do Japão. Isso representa um crescimento de 245% desde 2006, quando o valor total do ranking chegou, pela primeira vez, a US$ 1 trilhão.
As 100 Marcas Mais Valiosas também mostraram que estão mais resistentes e menos voláteis na crise atual do que na crise econômica global de 2008-9, com um crescimento de US$ 277 bilhões em relação ao ano anterior. E as marcas de tecnologia continuaram a dominar o topo do ranking, representando mais de um terço (37%) do valor das Top 100 e crescendo em geral 10%. O setor de varejo também apresentou forte desempenho, crescendo mais rapidamente (21%) em valor de marca, impulsionado pelos principais players de comércio eletrônico.
Receita para o sucesso? Tudo indica que algumas marcas encontraram maneiras novas e criativas de se envolver com os consumidores, construindo confiança e criando um nível de intimidade, principalmente em saúde e bem-estar. “A inovação provou ser um fator essencial para o crescimento das Top 100 deste ano – e uma maneira de evitar o declínio. A criatividade também é uma característica importante e valiosa para as marcas mais valiosas do mundo”, afirma Doreen Wang, Líder Global do BrandZ na Kantar
Os dois relatórios completos podem ser acessados em https://kantar.turtl.co/story/brand-footprint-2020-latam e http://www.kantar.com/brandfootprint.
https://kantar.turtl.co/story/brand-footprint-2020-latam e http://www.kantar.com/brandfootprint.
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