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Carnaval Também é Negócio!

Carnaval também é negócio!

Por Liliam Benzi*

Em material recém divulgado pelo Sebrae para a imprensa, o Presidente da entidade, Décio Lima, afirmou que o Carnaval mostra todo o potencial dos empreendedores brasileiros de diversas áreas, com ênfase em economia criativa, alimentação e beleza. “Esta festa movimenta a economia brasileira, gerando oportunidades a partir de novos empregos e mais inclusão. O Brasil inteiro se envolve e o Carnaval aquece o turismo, o comércio, e os empreendedores conhecem o potencial econômico dessa data”, ressalta.

A coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, completa: “A festa também desperta os empreendedores criativos movidos pela paixão. O Carnaval se consolidou como o momento ideal para validar e testar um negócio e gerar engajamento com seu público-alvo.”

Este entusiasmo respinga também no setor de embalagens. Afinal, o Carnaval aquece as vendas de bebidas, alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal e beleza; todos itens que usam embalagem. Tanto é verdade que vemos surgir embalagens específicas para a data e, a cada ano, cresce o uso de embalagens plásticas flexíveis, especialmente pouches. Esta alta é alavancada por atributos como funcionalidade, flexibilidade de formatos, volumes e tiragens, sustentabilidade e diversos recursos de decoração e impressão que tornam a embalagem particularmente atrativa nestas datas comemorativas.

Mas não basta ter boas ideias, bons produtos e boas embalagens. As empresas que quiserem aproveitar a folia do Carnaval precisam se valer de criatividade. Na prática, esta criatividade é traduzida na atualização de suas embalagens e na conexão e engajamento da marca/produto com o folião. E a embalagem pode ser a grande ferramenta de comunicação e interação com o consumidor final.

Num mundo onde a primeira impressão conta mais do que nunca, a embalagem de um produto não é apenas um invólucro; é a voz da marca, o convite para a festa, a promessa de uma experiência. Este conceito ganha ainda mais relevância quando falamos de datas comemorativas, especialmente o Carnaval, onde a alegria, as cores vibrantes e a energia contagiante tomam conta do ambiente.

Assim, a embalagem se transforma em um veículo de comunicação capaz de transmitir a festividade do Carnaval, ao mesmo tempo em que desempenha um papel crucial na promoção de produtos. Mas, como manter essa energia vibrante o ano todo, sem perder o ritmo? A seguir, brinquei com alguns atributos das embalagens e que são adaptáveis ao mood de Carnaval.

  1. Comunicação visual, a linguagem da alegria.

A embalagem ‘carnavalesca’ precisa ir além da funcionalidade e se vestir de festa. Cores brilhantes, padrões vibrantes e elementos gráficos que remetem à cultura do Carnaval podem transformar uma simples embalagem em uma celebração. Esse apelo visual não apenas chama a atenção nas prateleiras, mas também cria uma conexão emocional com os consumidores, remetendo-os à alegria e à liberdade características dessa época do ano.

  1. Sustentabilidade, o samba da responsabilidade.

A sustentabilidade entra como rainha da bateria, mostrando que é possível aliar festividade e responsabilidade ambiental. Embalagens com um impacto positivo, feitas a partir de um design pensado para o uso de materiais reciclados, degradáveis ou de base bio, e que possam ser recicladas e/ou reutilizadas pós-consumo, dançam no mesmo ritmo dos consumidores conscientes. O consumidor atual busca marcas que respeitem o planeta e cuidem do meio ambiente e das pessoas. Uma embalagem projetada com base na sustentabilidade é tão vibrante quanto a própria festa, promovendo a marca como protagonista num cenário pautado pelo pensamento circular.

  1. Interatividade, um convite para dançar.

E se a embalagem não fosse apenas para ser vista, mas também para interagir? QR codes, recursos de realidade aumentada, realidade virtual e/ou inteligência artificial generativa, podem carregar a alegria do Carnaval a partir de playlists exclusivas e customizadas, tutoriais de maquiagem temática ou personagens que ganham vida e transformam a experiência de compra em uma verdadeira imersão carnavalesca. Essa estratégia não apenas fortalece a presença online da marca, mas também cria uma experiência memorável para o consumidor.

  1. Edições limitadas, o colecionável de todo ano.

Lançar edições limitadas com temas de Carnaval é uma estratégia que nunca sai de moda. Essas coleções especiais se tornam itens de desejo, incentivando a compra por impulso e a fidelização do cliente. Afinal, quem não gostaria de ter uma edição especial que celebra a maior festa brasileira? Mais do que isso, essas embalagens se tornam lembranças afetivas que prolongam a sensação de festa muito além das datas comemorativas

De tudo isso, fica a mensagem: a embalagem precisa estar no ritmo do consumidor. Afinal ela é um veículo de comunicação e de engajamento poderoso. E no contexto do Carnaval, ela pode transcender o produto, comunicando alegria, participação e cultura de uma maneira tangível. Ao mesmo tempo, a embalagem, e a plástica flexível em especial, oferece às marcas uma oportunidade única de se destacarem, criarem conexões emocionais fortes e promoverem seus produtos de forma criativa e sustentável.

Portanto, que tal dar à sua embalagem o destaque que ela merece, não apenas durante o Carnaval, mas o ano todo? Que a euforia do Carnaval perdure e que produtos e marcas mantenham esta festa viva nos PDVs físicos e digitais.

*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).

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