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Minimercados Autônomos E Lançamento De Produtos Podem Impulsionar A Produção De Embalagens

Minimercados autônomos e lançamento de produtos podem impulsionar a produção de embalagens

Minimercados autônomos e lançamento de produtos podem impulsionar a produção de embalagens

Entre as novidades está o conceito de ‘honest market’ e entre os setores que mais lançaram produtos destaque para a indústria de bebidas.

Por Liliam Benzi*

Ninguém questiona que a transformação digital atingiu em cheio o comportamento de consumo da sociedade e reformulou os canais de venda. O novo consumidor está mais receptivo a experiências que envolvam tecnologia, inclusive nas embalagens. Uma pesquisa realizada pela consultoria Opinion Box (www.opinionbox.com), em parceria com a Dito (www.dito.com.br), identificou que 86% dos entrevistados acreditam que recursos digitais contribuem para uma melhor experiência de consumo. Além disso, há também uma preferência por personalização, o que explica a ascensão dos minimercados autônomos no varejo.

O modelo de negócio baseado no honest market (mercado honesto) ganhou força durante a pandemia; minimercados instalados em condomínios residenciais oferecem itens essenciais 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de um vendedor para intermediar a compra. O Sebrae (www.sebrae.com.br) identificou que os estabelecimentos que funcionam dentro desse conceito de super proximidade, como os minimercados, tiveram um crescimento de 13,6% entre 2020 e 2021, totalizando 415 mil lojas ativas em todo o território nacional.

E a iniciativa que se restringia aos condomínios residenciais, alça novos voos e alcança novos ambientes. Com a retomada da rotina, os consumidores voltaram a se movimentar e a demandar o mesmo modelo de minimercados autônomos próximo ao seu trabalho, se possível, dentro da própria empresa ou num complexo comercial próximo. As lojas autônomas em empresas funcionam como uma espécie de espaço de descompressão onde nas pausas os profissionais podem consumir um mix diversificado de alimentos, de itens frescos e saudáveis a snacks práticos e convenientes.

Para todas estas novas ofertas, novas embalagens são demandadas. E, no caso, as plásticas flexíveis despontam justamente por ocuparem menos espaço, serem leves, possibilitarem inúmeros formatos, tamanhos e sistemas de abertura/refechamento, e diferenciarem o produto no PDV a partir de impressões e recursos gráficos de alta qualidade.

Esta abrangência de novos canais, associada ao aumento da confiança da indústria em lançar novos itens no mercado, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil (www.gs1br.org) de maio de 2023, também animam a indústria de embalagem a continuar investindo em expansão de produção e inovação tecnológica.

Num comparativo entre maio e abril deste ano, houve um aumento de 31,6% no lançamento de produtos no Brasil; no comparativo entre janeiro e maio de 2023 com o mesmo período de 2022, o aumento chega a 43,7%.

Seja com um novo canal de comercialização, um lançamento de produto ou uma embalagem inovadora, o fato é que todos dentro da cadeia produtiva devem unir-se em prol de um objetivo: atender à sociedade e a cada consumidor da forma mais personalizada possível, entregando uma experiência positiva em toda a jornada de consumo, inclusive no pós-consumo a partir de soluções de reuso ou reciclagem, alinhadas a um modelo de economia circular. Este, certamente, é (ou deveria ser) o propósito de todas as indústrias.

*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).

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