Por Liliam Benzi* participou do Innovation Day a convite da ABRE. O que é considerado…
Flexíveis mantêm protagonismo na páscoa 2023
Liliam Benzi*
Eu ouvi Páscoa? E se além de Premium, os itens de Páscoa garantirem eficiência e funcionalidade para o varejo? Para a Ferrero Rocher, o nome desta solução é embalagem display. Além do transporte seguro dos ovos, em cerca de 1 minuto o display automático está montado no PDV. Outro golaço é que este display foi pensado com o viés da sustentabilidade, utilizando materiais reciclados e recicláveis.
“Prezamos pela rentabilidade do varejista por isso promovemos a geração de valor para o trade, oferecendo um portfólio assertivo, com menor complexidade, que gera valor e milhares de atos de compra”, detalha Renato Zanoni, responsável pelas operações comerciais da Ferrero Rocher no Brasil.
Por isso a Ferrero tem investido na confecção de materiais de ponto de venda, como o display automático citado acima, e pontos extras para exposição adequada do portfólio. Com isso, a empresa garante outro feito: a exposição dos produtos da linha regular junto com os itens sazonais, permitindo uma visibilidade completa do catálogo e garantindo o atendimento aos clientes das mais diferentes faixas de renda.
Outra boa notícia é que embora os displays sejam de base celulósica, as embalagens plásticas flexíveis continuam dominando a categoria Ovos de Páscoa e apoiando as marcas em seus lançamentos, num portfólio assertivo e menos complexo, mas que atende a diferentes perfis de consumidores.
Melhor ainda é comprovar que a terceira maior indústria de Ovos de Páscoa, a Ferrero, mantem investimentos massivos em sustentabilidade como, por exemplo, uma cadeia de valor do cacau 100% rastreável. Outro compromisso é o de tornar TODAS as suas embalagens 100% renováveis, recicláveis e compostáveis até 2025, incluindo as flexíveis.
Num bate-papo com Fernando Careli, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade para América do Sul, ele me garantiu que todas as opções estão na mesa para discussão e análise, desde filmes com conteúdo reciclado e bio, até os recicláveis e compostáveis pós-consumo. Não existem preconceitos; mas estas opções em materiais devem atender às rigorosas normas de segurança alimentar e performance ambiental da Ferrero.
Renato Zanoni completa: “Protegemos a experiência que pode ser percebida pelos nossos sentidos, desde embalagem, sabor e, claro, o valor que o produto garante para as pessoas. Nossa estratégia está calcada nas necessidades dos consumidores.”.
Cor, sabor e estratégia
Mas não é só isso. Por trás dos ovos coloridos e tentadores, está embarcada muita estratégia e inovação. Uma delas é a linha de produtos termo resistentes. A proposta do recém lançado Tronker (em embalagem flexível) é chegar na boca do consumidor com uma baita experiência de textura e sabor. Como o Brasil é quente, o produto foi pensado para manter a cremosidade interna e a perfeição externa; a casquinha de biscoito e chocolate que recobre o recheio de creme de leite e as outras camadas de chocolate foi desenvolvida para evitar o derretimento no transporte e na armazenagem. Derreter mesmo só na boca!
Como a Ferrero define: “a experiência de comer um produto caseiro feito de forma industrial”. E esta experiência implica, entre outras estratégias, a de não vender todos os itens do portfólio no país todo em respeito, principalmente, às condições climáticas de cada região. Daí a importância dos lançamentos termo resistentes.
Outra estratégia é de ter poucas marcas, mas todas fortes e com valor agregado. Na prática, poucos SKUs que performam bem e geram valor e uma relação Real/Kg mais alta. E as estratégias estão dando certo. Nos últimos quatro anos a Ferrero registrou 150% de alta em seu faturamento e 113% de aumento no volume de produção. Para a Páscoa 2023, a expectativa é de crescer 10% em volume em relação ao ano anterior.
E por que a Páscoa a cada ano começa mais cedo, ou seja, vemos as parreiras e displays no varejo com tanto tempo de antecedência? Simples, para dar mais chance do shopper interagir com os produtos e comprar não apenas os Ovos, mas alavancar as vendas dos chocolates “tradicionais”.
E se não bastasse comprar Ovos de Páscoa mais cedo, o consumidor ainda pode prolongar sua vida e interagir com eles virtualmente. Todos os ovos da marca Kinder são acompanhados do QR Code do aplicativo gratuito ApplayDu®, onde as surpresas ganham vida via realidade aumentada.
A partir da dessa interatividade digital, adultos e crianças podem criar histórias e construir um mundo imaginário na plataforma, com opções de entretenimento e minijogos. Tudo é pensado para entreter, mas também para promover o desenvolvimento das crianças, incluindo artes visuais e trabalhos manuais, criação de livros de histórias e histórias para serem lidas na hora de dormir.
“Apesar de termos grande presença no segmento de Ovos de Páscoa, continuamente buscamos oferecer produtos que atendam às demandas de nossos consumidores e estejam alinhados às tendências do mercado de chocolates, ajudando a gerar valor para o varejo e oferecendo mais opções para os shoppers”, comentou Zanoni na Coletiva de Imprensa para a apresentação da Páscoa 2023.
Feliz Páscoa para esta empresa que nasceu da paixão de uma família italiana por conceber ideias inovadoras e transformá-las em produtos deliciosos.
*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization – Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).
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